
Sequência didática – Prevenção de piolhos
A sequência didática se destina às crianças do Ensino Fundamental I e deverá ser desenvolvido nas escolas nas aulas de Ciências e Língua Portuguesa, pois tem como objetivo prevenir sobre a proliferação de piolho, ler e produzir textos.
A manifestação de piolhos em meio a um aglomerado de crianças é um sério problema enfrentado pela maioria das instituições educacionais e precisa ser trabalhado de maneira significativa e contextualizada.
Expectativas de aprendizagem:
Antecipar, a partir do título e do gênero possíveis, conteúdos do texto a ser lido.
- Planejar o conteúdo temático de um texto considerando os parâmetros da situação comunicativa, em especial: para quem e para que o texto será escrito; em qual gênero o texto se organizará; em qual portador será publicado; em qual espaço circulará; de que lugar social será produzido. Planificar o texto a partir das especificidades da organização interna típica do gênero e do conteúdo temático organizado.
- Participar de situações de intercâmbio oral do cotidiano escolar (rodas de conversa, de leitura, de estudo etc.), ouvindo com atenção, formulando perguntas e fazendo comentários sobre o tema tratado.
- Ouvir com atenção os textos lidos.
- Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.
- Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades.
- Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura, com base em título, imagens, diagramação e informações contidas na capa, contracapa ou índice (no caso de livros e revistas).
- Produzir escritos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais).
Belinha e Rosaflor conhecem o piolho Belinha levou Rosaflor até o castelo onde ela estuda, a fadinha ficou estarrecida com o tamanho da escola e a quantidade de crianças. Percebeu, porém, que alguns alunos coçavam muito a cabeça e, curiosa como era, perguntou a amiga o motivo de tanto coça-coça. A menina informou-lhe que se tratava de um insetozinho chamado piolho, que adora viver na cabeça das crianças e que vai saltando de uma cabeça para outra. Colocando seus ovinhos, chamados lêndeas. Rosaflor piscou os olhinhos, como fazia todas as vezes que algo incomodava, e questionou a companheirinha de aventura como poderiam resolver esse dilema. Belinha então esclareceu que a única forma seria os responsáveis pela criança infectada por pediculose (esse é o nome dessa infestação) retirasse todos os piolhinhos e ovinhos da cabecinha que estava servindo de alimento para o bichinho. Informou, também, que nesses dias as crianças poderiam ficar em casa, por se tratar de uma doença de fácil contágio. A fada das flores ficou muito preocupada e ao chegarem ao jardim, após a aula, quis vistoriar a cabeça de Belinha e, com uma lupa, começou a remexer os cabelos da menina. Tanto remexeu que enxergou algo se movendo e, quando aproximou a lupa, viu de perto aquele que a deixara preocupada o dia todo. A menina começou a chorar e correu para casa para contar o ocorrido para a mamãe, que no mesmo momento parou o que estava fazendo para cuidar dos cabelos da filha. Escreveu então um bilhete para a professora que dizia: A professora leu o bilhete em silêncio e decidiu escrever junto com a classe um comunicado para esclarecer aos pais sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação de piolhos. A partir desse dia, Belinha nunca mais foi à escola com os cabelos soltos, e todas as tardes ao retornar, a mãe da garotinha olhava sua cabeça com a ajuda de um pente, para verificar se nenhum outro parasita estava vivendo por ali. Silvana Noya Pires Michelin |
Atividade 1:
Fazer a leitura compartilhada do texto Belinha e Rosaflor conhecem o piolho com os alunos.
Atividade 2:
Parar em coça-coça e questionar as crianças sobre qual seria o motivo da coceira (espera-se que os alunos respondam que seja a presença de piolho).
Atividade 3:
Após a resposta da menina, ler com as crianças um texto informativo sobre piolhos:
– Reino: Animália – Filo: Arthropoda – Classe: Insecta – Ordem: Phthiraptera
Informações importantes: – Este tipo de inseto alimenta-se de sangue de animais e resíduos da epiderme, principalmente de seres humanos e outros mamíferos. – Para sugar o sangue humano, utilizam uma boca adaptada para perfurar a pele e sugar o sangue. – Podem transmitir doenças ao homem como, por exemplo, a febre tifoide. – A fase reprodutiva da fêmea pode durar várias semanas. Ela costuma botar, em média, de dez a doze ovos por dia. – Os ovos de piolho são conhecidos popularmente como lêndeas. Estes ovos costumam ficar grudados nas raízes do cabelo. Costumam eclodir em cinco ou seis dias. – São conhecidas e catalogadas mais de 200 espécies de piolho. – Possuem garras nas pernas que possibilitam grudar no corpo do hospedeiro.
– Comprimento: de 15 a 30 mm (macho) e de 15 a 35 mm (fêmea). – Formato do corpo: achatado, ficando arredondado após a alimentação com sangue. – Cor: marrom. – Região onde se encontra: em praticamente todas as regiões habitadas por seres humanos.
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Atividade 4:
Entregar o bilhete para que as crianças leiam com o objetivo de observarem as características do gênero.
Atividade 5:
Após a leitura do texto, escrever junto com as crianças um bilhete para a mãe, discutindo quais informações são importantes para estar no bilhete.
Atividade 6:
Roda de conversa: Conversarem a respeito da entrega do bilhete sobre a proliferação do piolho e o que cada criança precisa fazer para ajudar no combate.
Atividade 7:
Escrever uma carta para Belinha e Rosaflor, contando o que aprenderam sobre o piolho.