CONHECIMENTO

Exercitando o cérebro

A ginástica para o cérebro tem como objetivo estimular neurônios e ativar áreas distintas do cérebro de modo a fortalecê-lo e tirá-lo de sua zona de conforto. Uma atividade que fortalece o cérebro e pode favorecer a formação acadêmica ao trazer benefícios cognitivos e socioemocionais como melhoria na atenção…

Competência comunicacional

A comunicação é eficaz quando esse processo se completa. Quando isso não acontece, o que normalmente ocorre é o que chamamos de “viés” negativo. Para evitar “viés” negativo na comunicação é necessário que os professores, ao transmitir uma mensagem, estejam claros de que seus alunos receberam e entenderam a informação…

Competência comportamental

Como educadores, temos um objetivo enorme a alcançar: a melhoria da qualidade do ensino. Entendemos que para melhorar a qualidade do ensino e garantir, de fato, a aprendizagem, o processo inicia-se com os fazedores do trabalho pedagógico no dia a dia. Por isso, é mister começar por quem faz as coisas acontecerem nas escolas…

Primeiros socorros nas escolas

O conhecimento sobre primeiros socorros pode ser o fator que fará a diferença em um caso de urgência e emergência. O Projeto Amigo do Peito, ministrado pelo Centro de Treinamento em Urgência e Emergência (CUREM), auxilia escolas brasileiras a preparar seus alunos para saberem como agir neste tipo de situação.

Borno: bem-vindos ao paraíso

A paisagem que conquista o visitante é de tirar o fôlego: um pequeno vilarejo encravado aos pés dos Alpes Orobie, o formidável maciço montanhoso de até 3.052 m na região de Bergamo (Itália) é o nosso ponto de chegada. Estamos em Borno, distante apenas 120 km de Milão, em direção ao Norte…

Preparando docentes para o Ensino Superior

O trabalho docente na Educação Superior tem se tornado ainda mais desafiador com o crescimento do número de instituições de ensino e o acesso de estudantes às universidades. O livro Professor, como ter sucesso no Ensino Superior, de Per Christian Braathen, tem como proposta mostrar aos profissionais da educação…

Trabalho conjunto a favor da formação integral

Filha de industriário, Cíntia Araújo Martins Linhares estudou o Ensino Fundamental e, mais tarde, formou-se no curso técnico de Formação Gerencial em uma das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI). Anos depois, a admiração que carregava pela escola a impulsionou para que estreasse em sua carreira…

Crédito privado em ascensão

Desde o início de 2015, alunos e instituições de Ensino Superior estão sendo impactados com as mudanças realizadas na oferta do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), considerado, até então, como uma das ações que permitiram maior acesso a estudantes de baixa e média renda à Educação Superior…

Orientação sobre educação inclusiva

Em julho de 2015, foi instituída no País a Lei n. 13.146/2015, denominada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência. O documento traz instruções sobre os direitos e a forma como as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência devem ser tratadas…

Democracia no acesso ao Ensino Superior

O primeiro sino toca, e as cadeiras são preenchidas na velocidade de quem deseja conquistar uma vaga no Ensino Superior. À frente de dezenas de alunos, o professor, criativo e espontâneo na preparação e apresentação da infinidade de conteúdos exigidos nos inúmeros editais de universidades públicas e particulares…

Dislexia

De acordo com a Associação Internacional de Dislexia (AID), a definição adotada há mais de 10 anos é a de que, a dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem e tem origem neurobiológica. A mesma é caracterizada por dificuldades principalmente no reconhecimento ou na fluência…

Gripe: a vilã entre professores

No dia a dia, o corpo diretor das escolas enfrenta um problema sério: o elevado índice de absenteísmo entre professores, coordenadores e funcionários. Em comparação com outras profissões, a taxa de absenteísmo entre os professores é uma das mais elevadas, por estar diretamente relacionada ao risco ocupacional.

A educação de hoje se constrói assim

O perfil do aluno do século XXI já não é mais o mesmo perfil do aluno do século passado. Hoje, estudantes carregam consigo novas formas de pensar e interagir, fato que exige das instituições de ensino uma readequação em seu modelo educacional. A inserção da tecnologia, a valorização…

Na ponta do lápis

Você já ouviu falar em educação financeira? Em tempos em que o apelo da publicidade é cada vez mais pujante, o desenvolvimento tecnológico coloca à disposição ferramentas sedutoras e, diante da forte retração que caracteriza o atual panorama econômico do País…